quinta-feira, 2 de maio de 2013

O QUE É UM SISO INCLUSO?

                                                                            Olá, tudo bem?

Já sabemos o que é um siso (terceiro molar), agora vamos explicar melhor o que é um siso incluso.

Os dentes inclusos são aqueles que por algum motivo (geralmente por falta de espaço nas arcadas) permanecem retidos no interior do tecido ósseo da arcada superior (maxila) ou arcada inferior (mandíbula).
Um dente que não pode ou não poderá erupcionar para sua posição funcional normal (dente incluso) é considerado como estado patológico, isso requer tratamento.
Os sisos inclusos podem ser encontrados nas mais diferentes posições e inclinações. As suas raízes geralmente apresentam curvaturas. O cirurgião Bucomaxilofacial irá estudar cada caso e escolher a melhor técnica cirúrgica para cada situação.

 
Algumas vezes os terceiros molares erupcionam parcialmente, ou seja, apenas uma parte do dente aparece na boca. Esses casos são chamados dentes semi-inclusos. Nesta situação a higienização torna-se muito difícil, podendo ocorrer o acúmulo de restos alimentares na região exposta, que poderá ocasionar infecção, falaremos nos próximos posts sobre isso.
Muitas vezes a pessoa não sabe que possui um siso incluso, pois ele se encontra dentro do osso e só poderá ser descoberto se for realizada uma radiografia panorâmica como prevenção, normalmente quando é solicitada uma documentação ortodôntica para instalação de aparelho. O siso também poderá ser descoberto depois que já estiver causando algum tipo de problema, nesse caso a radiografia será solicitada para diagnóstico do desconforto relatado pelo paciente. Veremos futuramente todas as complicações que um siso pode causar.
Outros dentes também poderão estar inclusos, como é o caso dos caninos e pré-molares. Os terceiros molares (sisos) são os dentes com maior prevalência para essa condição.
A participação de vocês com perguntas e sugestões é fundamental para o enriquecimento dos posts!! participem!!
Grande abraço e até a próxima
Fábio

segunda-feira, 29 de abril de 2013

O QUE SÃO OS DENTES SISOS? E COMO ELES SE DESENVOLVEM?

Olá Pessoal!

É com muita satisfação que estou escrevendo o primeiro Post aqui do Blog!

E nada mais justo que começar explicando de forma simples e com linguagem acessível para vocês que não são da área, o que são os Terceiros Molares, conhecidos popularmente como "sisos" ou ainda "dentes do juízo" e como eles se desenvolvem.

Muito bem, a maioria das pessoas já notaram que lá pelo final da adolescência, de uma hora para outra, um dente começa nascer por último na cavidade bucal causando algum desconforto ou não, é isso que eles são: Os últimos dentes a se desenvolver na cavidade Bucal.

Veja na ilustração acima que, a posição normal de um terceiro molar (em destaque) é posterior aos segundos molares superiores e inferiores. Note que, existem três dentes que são maiores na cavidade bucal, são chamados de Molares e são os três últimos (primeiro molar, segundo molar e o último, o terceiro molar que é o siso) ... você pode conferir os seus com a sua própria língua ou olhando no espelho agora mesmo.... OPA!! você notou que só tem até o segundo?? Então o seu terceiro molar poderá estar incluso (dentro do osso) ou até mesmo ele pode não existir, é isso mesmo!! na dúvida procure o seu Dentista antes que ele cause algum tipo de problema caso esteja incluso!

Os molares são dentes responsáveis pelo processo de trituração dos alimentos. Na maioria dos casos o terceiro molar não erupciona completamente por falta de espaço na estrutura óssea dos maxilares.

Abaixo, temos uma radiografia Panorâmica da cavidade Bucal. Podemos notar a presença dos sisos, são os últimos  e geralmente estão em posições diferentes dos demais. Como falamos anteriormente, eles não possuem espaço suficiente para realizar corretamente os movimentos de erupção, veremos isso mais adiante...

Geralmente esses dentes aparecem na cavidade bucal ao final da adolescência, por isso são chamados também de dentes do juízo, pois é nessa mesma época que o jovem está alcançando a maior idade.
Quando o espaço é adequado e não existem patologias associadas estes dentes não precisam ser removidos.
Os sisos podem apresentar-se erupcionados (quando aparecem na cavidade bucal) ou incluso/impactados (dentro do osso) e estes últimos são os que causam maiores problemas... nós falaremos em mais detalhes sobre indicações e contra-indicações para remoção nos próximos posts!
Um grande abraço e fiquem à vontade para perguntar!!