segunda-feira, 29 de abril de 2013

O QUE SÃO OS DENTES SISOS? E COMO ELES SE DESENVOLVEM?

Olá Pessoal!

É com muita satisfação que estou escrevendo o primeiro Post aqui do Blog!

E nada mais justo que começar explicando de forma simples e com linguagem acessível para vocês que não são da área, o que são os Terceiros Molares, conhecidos popularmente como "sisos" ou ainda "dentes do juízo" e como eles se desenvolvem.

Muito bem, a maioria das pessoas já notaram que lá pelo final da adolescência, de uma hora para outra, um dente começa nascer por último na cavidade bucal causando algum desconforto ou não, é isso que eles são: Os últimos dentes a se desenvolver na cavidade Bucal.

Veja na ilustração acima que, a posição normal de um terceiro molar (em destaque) é posterior aos segundos molares superiores e inferiores. Note que, existem três dentes que são maiores na cavidade bucal, são chamados de Molares e são os três últimos (primeiro molar, segundo molar e o último, o terceiro molar que é o siso) ... você pode conferir os seus com a sua própria língua ou olhando no espelho agora mesmo.... OPA!! você notou que só tem até o segundo?? Então o seu terceiro molar poderá estar incluso (dentro do osso) ou até mesmo ele pode não existir, é isso mesmo!! na dúvida procure o seu Dentista antes que ele cause algum tipo de problema caso esteja incluso!

Os molares são dentes responsáveis pelo processo de trituração dos alimentos. Na maioria dos casos o terceiro molar não erupciona completamente por falta de espaço na estrutura óssea dos maxilares.

Abaixo, temos uma radiografia Panorâmica da cavidade Bucal. Podemos notar a presença dos sisos, são os últimos  e geralmente estão em posições diferentes dos demais. Como falamos anteriormente, eles não possuem espaço suficiente para realizar corretamente os movimentos de erupção, veremos isso mais adiante...

Geralmente esses dentes aparecem na cavidade bucal ao final da adolescência, por isso são chamados também de dentes do juízo, pois é nessa mesma época que o jovem está alcançando a maior idade.
Quando o espaço é adequado e não existem patologias associadas estes dentes não precisam ser removidos.
Os sisos podem apresentar-se erupcionados (quando aparecem na cavidade bucal) ou incluso/impactados (dentro do osso) e estes últimos são os que causam maiores problemas... nós falaremos em mais detalhes sobre indicações e contra-indicações para remoção nos próximos posts!
Um grande abraço e fiquem à vontade para perguntar!!
 

3 comentários:

  1. Tive que extrair os sisos inferiores pois estavam entortando os demais dentes!
    Ainda o que extrair o do lado esquerdo. Estou me preparando pois a primeira extração foi traumática foram 50 longos minutos, e ainda ficou um pedaço de raiz que pelo visto terei que extraí-la pois na última visita ao dentista ele disse que ela está saindo!
    Quando ao pós operatótorio foi tranquilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcy,
      Fico feliz pela sua participação aqui no blog.
      Científicamente esse entortamento dos dentes anteriores é chamado de Apinhamento, acredito que ainda não existem estudos suficientes relacionando o apinhamento dentário com a presença dos sisos. O fato é que na vida clínica, essa relação parece estar muito próxima, e o apinhamento realmente já é considerado uma indicação para remoção dos sisos com objetivo de correção desse problema.
      Em relação à raiz, muitas vezes o risco em removê-la no ato é maior que o benefício, fazendo com que o cirurgião decida por deixá-la. Não é o ideal, mas a conduta de deixar a raíz poderá evitar alguns problemas como: hemorragias, trauma no nervo que passa próximo dela, entre outros...caso ela fosse removida. A raíz com o tempo poderá realmente ser "expulsa" ou permanecer sepultada sem causar problemas, tudo vai depender da avaliação do seu cirurgião.
      Volte para contar como foi a outra cirurgia!
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir